
Pontos Turísticos em Perdizes e nas Proximidades
PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Horário de funcionamento:
Todos os dias, das 6h às 20h.
Endereço:
Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca, São Paulo
Criado em 1929, o “Parque Doutor Fernando Costa”, mais conhecido como Parque da Água Branca, fica na Zona Oeste da capital e tem 137 mil metros quadrados.
A missão do parque é recuperar, valorizar e potencializar cada uma das características dos diferentes ambientes, prédios históricos e atrativos do parque como: os espaços para exposições, eventos da agroindústria, pecuária e animais domésticos.
No parque, encontram-se nascentes e árvores típicas de mata atlântica como pau-brasil, pau-viola, cedro, grumixama, canela-cheirosa, e o local ainda conserva características que remetem ao ambiente rural, com presença de galos/galinhas, gansos e pavões.
PARQUE JARDIM DAS PERDIZES
O parque, inaugurado no dia 10 de janeiro de 2016, também conta com a exposição de diversas obras da artista plástica Tomie Ohtake ao longo de seus 45.967 m² de extensão. O terreno foi doado à Prefeitura devido à construção de um empreendimento nos arredores. A flora do parque conta com jabuticabeiras, caramboleiras e jambeiros, além de espécies em extinção como o pau-brasil.
O morador do bairro Luiz Gustavo Rippani, engenheiro agrônomo e arborista que adotou voluntariamente o parque, guiou o plantio de mais de duas mil árvores, bem como o projeto de irrigação e drenagem automatizado. A tecnologia identifica a umidade relativa do solo, capta e armazena a água da chuva para as próximas aguagens, evitando o escoamento para os córregos da região e diminuindo a incidência de inundações. Esse sistema de irrigação faz do Parque Jardim das Perdizes o único parque da América Latina cujo processo é automatizado.

Horário de funcionamento:
Todos os dias, das 6h às 22h.
Endereço: Passagem Quatro, S/N - Água Branca, São Paulo
Publicidade
CORTEZ EDITORA LIVRARIA

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta, das 10h às 17h
Endereço:
Rua Bartira, 317 - Perdizes, São Paulo
A livraria Cortez & Moraes foi fundada nas dependências da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Posteriormente, a loja foi transferida para a Rua Kurt Nimuendaju, nas imediações da universidade, localizada no bairro de Perdizes.
​
Entre 1979 – 1980, a Cortez & Moraes se dissolveu dando origem à Cortez Editora, sob os cuidados de José Xavier Cortez e à Editora Moraes, esta última sob os cuidados de Orozimbo e Virgílio.
​
Em meados de 1999, Virgílio da Silva Fagá comprou todos os direitos, títulos e estoque, extinguiu a Moraes e criou a Centauro Editora.
​
​
IGREJA DE SÃO GERALDO
A Paróquia de São Geraldo foi criada em 15 de fevereiro de 1914, pelo Decreto do Exmo. Sr. Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e foi desmembrada do território da Paróquia de Santa Cecília.
O seu primeiro pároco foi o zeloso Côn. Péricles Gomes Barbosa, que está sepultado na Matriz, sob o altar-mor. Havia, neste bairro, em 1900, no Largo das Perdizes, uma Capela, muito pequena e pobre, dedicada à nossa Senhora da Conceição e Santa Cruz.
A nova Matriz, como conhecemos hoje, foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1932. O estilo da Igreja é Neo-Basilical Bizantino Romântico, com belíssimos vitrais e altares de mármore travertino italiano. No conjunto da matriz temos a Capela do Santíssimo Sacramento, decorada artisticamente pelo renomado artista Salvador Ligabue.

Horários das missas:
Terça a domingo com variações de horário
Endereço:
L. Padre Péricles, S/N - Perdizes, São Paulo
Publicidade
RUA CARDOSO DE ALMEIDA

Aberto ao público
Endereço:
Rua Cardoso de Almeida
No início do século XX, a região de Perdizes era predominantemente rural, com fazendas e chácaras. Cardoso de Almeida foi um advogado, deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, além de ter atuado em diversos cargos públicos.
Ao longo dos anos, a rua também se desenvolveu comercialmente, com a abertura de lojas, restaurantes, clínicas médicas e outros estabelecimentos comerciais. Hoje, a rua mantém sua relevância como uma das principais vias do bairro de Perdizes.
É conhecida por suas lojas, restaurantes, clínicas e serviços diversos. A Rua Cardoso de Almeida é uma parte importante da história e da vida cotidiana de Perdizes. Ela testemunhou a transformação da área de rural para urbana e continua sendo um ponto de referência para os moradores e visitantes do bairro.
FEIRAS LIVRES

Rua Ministro Godoy
Perdizes
Terça- feira
Rua Tavares Bastos
Vila Pompéia
Quarta-feira
Rua Caiubi
Perdizes
Quinta-feira
Rua Ministro Ferreira Alves
Vila Pompéia
Sexta- feira
Rua Barão do Bananal
Vila Pompéia
Sábado
Dicas de passeios pagos
MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no avesso das arquibancadas, na entrada principal de um dos mais antigos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país.
​
Museu do Futebol é um espaço voltado para os mais diferentes assuntos envolvendo a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial. A obra foi realizada em um consórcio da Prefeitura de São Paulo com o governo estadual.
​
A iniciativa para a construção do Museu do Futebol também contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo – com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Desde sua inauguração, a gestão do museu é realizada pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, que também administra o Museu da Língua Portuguesa. Dentre as muitas histórias contadas nos vários ambientes do museu, em uma delas é possível admirar o gramado do Pacaembu do alto, por exemplo.

Horários de funcionamento:
Terça a sexta das 9h às 16h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h
Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu, São Paulo
TEATRO TUCA
Localizado em Perdizes, espaço faz parte do período da redemocratização brasileira e abriga um significativo acervo cultural.
​
Um local imponente que tem parte importante na história do Brasil. Inaugurado em 1965, o Teatro da Universidade Católica, o TUCA, foi palco de manifestações políticas durante o período da ditadura. À época, o local serviu de interesses educacionais, culturais e sociais, ajudando na redemocratização do País. Grandes espetáculos e artistas passaram pelo TUCA, como Elis Regina, Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Caetano Veloso.
​
Sua história é marcada por incêndios na década de 80, tombamento como patrimônio histórico de São Paulo, reconstrução e restauro. As instalações do teatro impressionam. Na sala principal, há 672 poltronas, telão de 6 metros de altura e 8 de largura, além de iluminação cênica potente e seis camarins. No site do TUCA, é possível fazer um tour virtual para entender a grandiosidade do espaço.
SHOPPING BOURBON
O Bourbon Shopping São Paulo é um centro comercial localizado entre os bairros Pompéia, Perdizes, Barra Funda e Água Branca, no distrito de Perdizes da cidade de São Paulo. O Shopping pertence ao grupo gaúcho Zaffari e ocupa o mesmo local do antigo Shopping Center Matarazzo, que foi arrematado pelo atual grupo em 1997. Desde então, os contratos com os antigos lojistas foram rescindidos e o antigo shopping demolido.
​
Até maio de 2009, o shopping se chamava "Bourbon Shopping Pompéia", mas a nomenclatura foi mudada para evitar confusão com as unidades Bourbon Shopping do Rio Grande do Sul. Quando mencionado junto as unidades gaúchas, ele deve ser chamado de "Bourbon Shopping São Paulo", quando estiver sozinho, o nome usado deverá ser apenas "Bourbon Shopping".
O shopping foi inaugurado dia 28 de março de 2008, um dia após a data prevista, devido a falta do documento "Habite-se" da Prefeitura de São Paulo.


Horários de funcionamento:
Segunda a sexta das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h
Rua Monte Alegre, 1024-Perdizes, São Paulo
Rua Palestra Itália, 500 - Perdizes, São Paulo
Horários de funcionamento:
Todos os dias das 7h30 às23h
Publicidade