top of page

Você já ouviu falar nos ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda mundial criada durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015. São 17 objetivos que abordam questões como segurança alimentar, saúde, educação de qualidade, erradicação da pobreza e entre outros, e os países parceiros têm até 2030 para realizá-los.
 

Hoje nós vamos falar do objetivo 4, que fala sobre educação de qualidade.
 

Resumidamente, esse objetivo visa estender o ensino de qualidade e inclusivo a todos. As metas pretendem garantir que até 2030 todos os jovens e adultos sejam alfabetizados, que todos completem gratuitamente o ensino primário e secundário, além do ingresso igualitário e a baixo custo para a formação profissional, independentemente de sua raça, renda, território, gênero ou se possui deficiências.
 

Ademais, ofertar infraestrutura física escolar adequada às necessidades da criança, sendo um ambiente seguro e inclusivo.  
 

Como meta para os professores, o objetivo aspira assegurar que todos os professores da educação básica tenham formação específica na área de conhecimento em que atuam.
 

Esses objetivos são muito importantes, pois com uma educação de qualidade, podemos construir um país melhor, com oportunidades de desenvolvimento para todos, o que reduz a desigualdade e vários outros problemas sociais.

Agora, linkando esse assunto com o bairro de Perdizes, o bairro possui uma oferta muita grande de escolas e universidades, inclusive a Pontifícia Universidade Católica – PUC (uma das 10 melhores universidades do Brasil) possui um campus em Perdizes.

O bairro engloba instituições de ensino que vão desde a educação infantil ao ensino superior. Além de escolas de idiomas, como Yázigi, Red Balloon, Wizard e Cel.Lep.

Um ponto a ser esclarecido é que o bairro possui pouca oferta de escolas públicas, totalizando 6 escolas. Mas em comparação, a oferta de escolas privadas é grande, incluindo escolas internacionais de ensino bilingue.

No quesito alfabetização, segundo o IBGE e o SAEDE, a taxa de analfabetos com 15 anos ou mais em Perdizes (no ano de 2010) era de 0,5888 (de 97.144 pessoas com 15 ou mais, 572 eram analfabetas). Ficando em 6 lugar de menor índice em São Paulo, o que é uma ótima colocação.

Perdizes possui o 3º melhor IDH (índice de desenvolvimento humano) de São Paulo, e a oferta de educação neste bairro, é um dos fatores que justificam essa colocação, pois como supracitado, a educação abre oportunidades sociais e reduz desigualdades.

Concluindo, a oferta diversificada de instituições educacionais, desde a educação infantil até o ensino superior, e a presença de renomadas universidades como a PUC demonstram um compromisso significativo com a educação de qualidade.

P (6).png
fenix epiphany.png

Epiphany  Produções publicitárias

bottom of page